O teatro sempre esteve presente na história da humanidade e por meio dele o ser humano conta histórias e expressa sentimentos.
Provavelmente, nos tempos das cavernas, de tanto observar os animais, o ser humano acabou conseguindo imitá-los para se aproximar sem ser visto durante uma caçada, por exemplo. Depois, deve ter encenado essa caça para seus companheiros, para contar como foi a experiência, já que a linguagem como conhecemos hoje ainda não existia.
Isso é teatro!
A partir do século XVIII, o teatro passou a retratar as realidades burguesas, com temas como vida social, casamento e dinheiro, entre outros.
As representações também começaram a ser mais naturais, mostrando pessoas comuns, mais próximas da vida real.
No século XX, com o realismo e o naturalismo, o teatro evolui e se torna um instrumento de discussão e crítica da sociedade, ao retratar a realidade social.
Dá para perceber que, com tantas influências, o teatro de hoje é uma arte muito rica. Existe a ópera, o teatro de bonecos, os musicaise o teatro em espaços alternativos, entre outros.
Vem daí a sua força — plateia, encenação e imaginário — de estimular sentimentos no público, como a reflexão sobre os próprios pensamentos e atitudes.
Por isso, sua utilização crescente em campanhas internas nas empresas, como a SIPATe a Semana do Meio Ambiente, por exemplo.
A necessidade de abordar temas muitas vezes repetitivos, “pesados” ou “cansativos” faz com que a forma atrativa, lúdicae, muitas vezes, bem-humorada das atividades teatrais faça a diferença na participação, adesão e sensibilização das pessoas em relação aos assuntos.
Eventos com teatro, em seus mais variados formatos,têm sucesso garantido!